Monday, July 19, 2010

A importância do desenho

Este texto originalmente em inglês foi extraído do site do renomado sci-fi designer, Feng Zhu.
A tradução e adaptação foi feita pelo site Concept Art Blog, que eu recomendo desde já a todos os leitores deste blog.
Espero, como nossos amigos do CAB, que todos voces gostem.

A IMPORTÂNCIA DO DESENHO

Muito antes da liguagem escrita ser inventada, o ser humano já contavam histórias desenhando na superfície de rochas. E através dos séculos, incontáveis obras de arte foram criadas por artistas e designers pelo mundo. A cada ano, milhões de visitantes caminham pelo museu do Louvre, em Paris, para obter um pouco dessas criações. Eles vem para admirar a arte e a habilidade técnica necessária para produzir tais obras. Portanto, é um mistério saber como o ato de desenhar é tão ignorado pela sociedade. Isso é especialmente verdade entre os pais.

Por quê desenhar é tão importante?

Desenhar é uma das mais importantes habilidades fundamentais desenvolvidas pelo homem. Para designers, é uma forma vital para comunicarmos nossas idéias. Isso é especialmente critico para aqueles de trabalham na indústria do design de entretenimento. Nosso trabalho é sobre conceituação de visuais bacanas para vídeo games, comerciais de TV, parques temáticos e filmes. O mais rápido e confiável modo de comunicar essas idéias é usando desenhos.

Durante toda minha carreira, eu tenho visitado inúmeras escolas de design pelo mundo. Suas salas de aula são sempre preenchidas com jovens e empolgados designers. No entanto, eu noto que cada vez mais desses designers simplesmente não desenham. A maioria desses estudantes comunicam suas idéias usando exemplos de outros designers ou outros materiais de referência. As apresentações tornam-se uma série de gestos com as mãos e descrições baseadas em palavras. Raramente eu vejo projetos bem desenhados nessas apresentações. Muitos estudantes usam 3D como uma forma de comunicar, mas designers não nascem artistas 3D, ecomo resultado, o tecniciscmo dos programas 3D podem muitas vezes impedir o design de atingir todo o seu potencial. Modelagem 3D é também um processo lento (portanto, caro, segundo o ponto de vista dos contratantes) quando comparado ao sketch manual. Em minha experiência, 3D é muito melhor usado por designers que já sabem como desenhar.

A raíz desse problema recai não sobre os estudantes (de fato, todos aqueles com os quais conversei querem desenhar bem), mas sim sobre a forma de ensinar. Conforme mencionado anteriormente, o ato de desenhar é desencorajado pela sociedade quando essas crianças alcançam seus 10 anos em média. Então, quando elas entram para a faculdade ou uma escola de design, elas já esqueceram completamente como desenhar. E o que é pior, muitas dessas escolas nem mesmo oferecem o tipo de curso de desenho

Desenhar para o Design é muito diferente de desenhar para arte. Na nossa indústria, desenho é outra forma de linguagem. Todos os designers profissionais entendem como falar e usar essa linguagem. É um conjunto de regras universais e fórmulas desenvolvidas através da história para ajudar a comunicar idéias. Esse tipo de compreensão é muito difícil de aprender por conta própria, já que simplesmente não há fontes suficientes de onde possa-se obter tais materiais.

Se a escola não fornece esse tipo de treinamento, não restam muitas opções aos estudantes. Como resultado, jovens designers estão se formando com portfolios cheios de teorias, material de pesquisa e idéias escritas, mas pouquíssimos projetos em sketch. Noventa porcento do que fazemos na indústria do entretenimento é visual, e se isso não é representado no portfolio, então há poucas chances de obter trabalho. Os estúdios de design não pagam idéias explicadas com gestos, eles querem ver resultados reais.

Elementos-chave

Há duas partes do desenho. Uma é a execução técnica do próprio desenho – uma habilidade puramente mecânica. Essa é a coordenação mão-olho-cérebro, que pode ser treinada perfeitamente com o tempo. Por exemplo, desenhando alguma coisa em um sketchbook pelo tempo de um ano, você irá certamente desenhá-la bem melhor ao final dos 365 dias. Portanto, não me admira que jovens estudantes que vêm desenhando por toda sua infância, tendem a acelerar seu aprendizado e aprender muito rápido em escolas. Seus olhos, mãos e cérebros vêm sendo treinados por 10 anos ou mais para trabalharem em conjunto.

A segunda parte tem a ver com a compreensão e construção das bibliotecas visuais em seus cérebros. Um trabalho de designer é resolver problemas. Mas para resolver problemas, você primeiro deve entender do que ele se trata. Analisando o que você está desenhando, você alimenta seu cérebro com potenciais soluções e idéias visuais. Alguns desses elementos incluem a compreensão da forma, perspectiva, materiais, luz e composição. Com relação à biblioteca visual, desenhando temas como pássaros, plantas, aeronaves, carros, insetos, pessoas e etc., você apresenta seu cérebro às formas e proporções que criam esses temas.

Aqui na FZD School of Design nós combinamos essas duas partes em todo curso que ensinamos. Estudantes não apenas devem desenhar bem, mas também devem entender e explicar tudo que eles criam nos sketches. Nós ensinamos desenho explicando a ciência por trás do desenho. Por exemplo, ao invés de dizer porque algo é escuro ou claro, nós demonstramos como os raios de luz viajam pelo espaço e atingem nossos olhos. Os tipos de materiais e até onde a intensidade da luz nos permite ver.

Durante cada final de termo, os estudantes também devem preencher seus sketchbooks. Quanto mais você desenha, melhor você será. Isso é um fato! Para muitos dos nossos alunos, eles estão recuperando os muitos anos nos quais eles simplesmente esqueceram como desenhar.

Então, desenhe!
Feng Zhu

__________________________

Fonte: http://theconceptartblog.com/

5 comments:

  1. Concordo em gênero, número e grau.
    Não é à toa que o cara é um dos melhores.
    Abraços aos que lerem essa matéria.
    Keep on sketching.

    ReplyDelete
  2. Tambem concordo, principalmene depois da aula que tive sabado na apresentação. Parabéns pela inicitiva de colocar esse texto.

    ReplyDelete
  3. Concordo totalmente!
    Cheguei mesmo a publicar algo semelhante, no livro ABC do Rendering Automotivo, em 2006, num texto que iniciei com a frase "Antes mesmo de se comunicar por palavras, o homem já utilizava as imagens e também os gestos", que Giambattista Vico publicou no livro Principi di Scienza Nuova, em 1744, portanto há quase 3 séculos. Isso continua válido e no curso de Design da Mobilidade fazemos exatamente isso.
    Ari Rocha

    ReplyDelete
  4. Belo texto!
    Vou mais além, a escrita, nada mais é do que desenhos com significados específicos.

    Desenhar é preciso! E pretendo praticar cada vez mais! Muito obrigado pelas aulas!

    Abraços!

    Ah!!! Podiam divulgar aqui já os formatos para a apresentação no próximo post né?

    E talvez apresentações de outras turmas e tal, pra divulgar o trabalho e evolução dos alunos.

    ReplyDelete
  5. Realmente um ótimo post.
    É importante frisar, assim como o texto fez, a importância do desenho como representação, e não como pura e simples arte. Designers não são apenas artistas ou desenhistas, embora uma parte do mundo ainda teime em pensar assim. Designers criam soluções, e as apresentam através dos sketches, que quando bem feitos não precisam de palavras para explicá-los. É essa a importância do sketch, a linguagem universal pela qual o designer evidencia a sua qualidade, seu modo de pensar e sua capacidade de inovação.
    Portanto, o sketch é o meio-termo da balança de conhecimentos do design. Não se pode ser apenas um exímio desenhista, assim como não se pode ser apenas um pensador, sem saber desenhar. O bom designer é uma excelente cabeça pensante, em constante pesquisa e estudo, que sabe reproduzir suas ideias de maneira clara e compreensível.

    Obrigado aos designers que compartilharam do curso (excelente,que fique claro) comigo, nestes sábados de julho. Foi muito bom ver que existem sim verdadeiros designers afim de fazer a coisa acontecer aqui no Brasil. Designers que sabem o valor de unir conhecimento com arte, talento com dedicação.

    ReplyDelete